PROJETO AVALIATIVO

A avaliação das aprendizagens do aluno constitui-se como uma atividade de reflexão e análise do processo de construção do conhecimento, considerando as diferenças individuais, os avanços e/ou entraves da aprendizagem e as interações no grupo. São emitidas trimestralmente nos segmentos do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, através de objetivos e menções.

Na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, são emitidas semestralmente através de avaliações descritivas e através de objetivos e menções. Na perspectiva de uma avaliação processual, a atividade avaliativa auxilia o professor a identificar os aspectos em que os alunos apresentam dificuldades, refletir sobre a sua prática e redirecionar sua ação pedagógica.

INSTITUIÇÃO CERTIFICADORA TOEFL

São aplicados os exames de proficiência TOEFL Primary (5º ano), TOEFL Junior (9º ano) e TOEFL ITP - Institutional Testing Program (3º ano do Ensino Médio). Um cronograma de exercícios e testes simulados precedem a aplicação dos exames. As atividades são realizadas em plataformas interativas onde os alunos atuam em 4 etapas distintas.

O Colégio Monteiro Lobato é centro aplicador TOEFL desde 2015, incorporar ao currículo da Escola os exames de proficiência do TOEFL, Test of English as a Foreign Language, significa avaliar a aprendizagem com os padrões mundiais de domínio da Língua Inglesa.